Mês de conscientização e prevenção

contra a violência à pessoa idosa


A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas inicia nesta quarta-feira, dia 1º, uma série de atividades para marcar o Junho Violeta no município, mês de conscientização sobre a violência contra idosos. 

A Vigilância Socioassistencial produziu um boletim especial voltado ao tema, o Paço Municipal começará a ser iluminado de violeta, a secretaria criou um hotsite, assim como haverá um seminário na Unicamp sobre violência contra idosos, entre outras atividades.

“A questão da violência contra o idoso afeta de modo expressivo a sociedade e precisamos criar uma cultura de paz para superar esse desafio”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

Segundo dados do boletim da Vigilância Socioassistencial, Campinas teve, de 2019 a 2021, 336 notificações sobre violência contra idosos. A mulher é a maior vítima de violência nesses casos, registrando 72,6% das ocorrências. A violência física predomina dos 60 aos 79 anos e a negligência é o tipo de situação mais frequentes para idosos acima de 80 anos. Os filhos são os principais agressores com 29,3% dos casos, seguidos das filhas, com 17,3% e do cônjuge em 11,3% dos casos. 

O hotsite da secretaria oferece a agenda de eventos do mês, uma cartilha com a programação do mês, um manual de serviços separado por regiões, instruções sobre como solicitar a carteira do idoso, entre outros serviços.  

O dia 10 de junho será marcado pela pré-conferência temática de idosos para o Orçamento Cidadão e, no dia 15 de junho na Unicamp, haverá o Seminário “Violência contra a Pessoa Idosa: qual é o Papel das Políticas Públicas?”. O dia 15 marca também o Dia Municipal de Conscientização da Violência Contra os Idosos, criado pela lei 14.052/2011.

O Junho Violeta foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006.

JUNHO VIOLETA

LOGOJV.png

2022

Cartilha
IDADISMO PALAVRAS CAPA.png
Sugestão de Vídeo
Esse vídeo faz parte do canal do médico gerontologista Alexandre Kalache. Acesse o canal e saiba mais.