top of page

TIPOS DE VIOLÊNCIA

  • Psicológica: A violência psicológica, por sua vez, corresponde a qualquer forma de menosprezo, desprezo, preconceito e discriminação, incluindo agressões verbais ou gestuais, com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar a pessoa idosa do convívio social. Pode resultar em tristeza, isolamento, sofrimento mental e depressão.

​

  • Financeira: A violência Financeira é descrita como: qualquer prática que visa à apropriação ilícita do patrimônio de uma pessoa idosa.

​​

  • Física: A violência física consiste em todo ato violento com uso da força física de forma intencional, não acidental, praticada com o objetivo de ferir uma pessoa, podendo ou não deixar marcas evidentes em seu corpo e, muitas vezes, até provocando a morte.

​​

  • Sexual: É a imposição ao idoso para que faça, participe ou presencie atividades sexuais sem o seu consentimento. Isso pode acontecer por decorrência de intimidações físicas ou psicológicas.

​​

  • Abandono e/ou negligência: é o tipo mais conhecido de violência contra o idoso, que inclui omissões e privações de cuidados básicos para sua saúde e bem-estar físico. Sendo também considerada como condutas que evidenciam esse tipo de violência: a falta de proteção social e emocional, bem como negligências com higiene, vestuário, alimentação e administração correta de medicamentos.

​

​

 

bottom of page