top of page

Semana da Juventude 2023


   Habla Juventudes!   

Novas Formas de Participação Política

Artes, expressões, esportes, lazer, cultura, saúde mental, violências, do que as juventudes querem Hablar? 

Instituído no calendário oficial de Campinas através da Lei Complementar nº 115/2015, a Semana da Juventude é um evento comemorado anualmente na semana do dia 12 de agosto, realizado pelo Poder Executivo em colaboração com o Conselho Municipal da Juventude e parceiros da sociedade civil.

Dia 12 de agosto é o Dia Internacional da Juventude, celebrado através da resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, como resposta às recomendações levantadas na Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude (Lisboa, 1998), onde ocorreram diversas reflexões sobre as práticas de responsabilidade social para a população jovem.

Com base no Estatuto da Juventude, compreendendo a juventude como pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos, a Semana de 2023 será realizada entre os dias 01 e 20 de agosto, em conjunto com a Fundação FEAC, através do Programa Juventudes, e contará com ampla e diversa programação proposta por instituições, serviços, coletivos, ou jovens engajados na pauta das juventudes. 

O tema deste ano  é "Habla Juventudes! - Novas Formas de Participação Política" e está pautado no eixo Direito à cidadania, à participação  social e política e à representação juvenil do Estatuto da Juventude. O tema, bem como outras sugestões de ações e atividades são proposições de jovens que participaram de oficinas do Conselho da Juventude. 

   CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS JUVENTUDES   

Prevista para 21 de setembro de 2023, a 7ª Conferência Municipal das Juventudes deve ser realizada após oito anos de intervalo de sua última edição. Parte integrante da Etapa Estadual e da Etapa Nacional, a 7ª Conferência seguirá as diretrizes a serem publicadas pela Secretaria e Conselho Nacional da Juventude. 

O Conselho Municipal da Juventude de Campinas propõe que a Semana das Juventudes de 2023 seja uma estratégia de mobilização e aquecimento para a Conferência Municipal. Assim, provocamos as instituições, serviços, coletivos, ou jovens engajados na pauta das juventudes para que façam propostas de atividades dentro do contexto da Conferência, isto é, que as atividades a serem desenvolvidas na Semana sirvam de base para mobilização das juventudes para participação ativa e qualificada na 7ª Conferência. 
 

Estatuto da Juventude

estatuto.jpg
bottom of page