top of page

SERVIÇOS OFERTADOS À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

SOS RUA:

O SOS Rua aborda pessoas em situação de rua nas cinco regiões do município e conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores atuando  diretamente nas ruas, no período das 8h às 22h, desenvolvendo as seguintes ações:

• identificação de pessoas em situação de rua;
• trabalho gradativo para construção de vínculos e do  processo de saída da rua;
• encaminhamentos para inclusão no Cadastro Único do Governo Federal;
• ações preventivas nos espaços públicos;
• trabalhos em parceria com o Consultório de Rua nos territórios com uso/abuso de crack e outras drogas;
• planejamentos das ações de saúde e assistência social, articuladas com os serviços de saúde e assistência social. Encaminhamento para os CAPS álcool e droga e Centro de Saúde. 

CENTRO POP I e II:


são unidades públicas que ofertam atendimento especializado para pessoas em situação de rua. 

As ações desenvolvidas são:

• acolhida;
• escuta qualificada e compreensão do contexto familiar e social dos (as)  usuários (as);
• orientação para acesso à documentação pessoal;
• compreensão da complexidade e da dimensão social que perpassa a
situação de rua;
• incentivo à participação social dos (as) usuários (as) e a defesa de direitos;
• oferta de cuidados de higiene, vestuário e alimentação.

Casa de Passagem:


acolhe pessoas em situação de rua oferecendo espaço transitório de moradia para a construção do processo de saída das ruas. Oferece cuidados de higiene, saúde, alimentação, vestuário, documentação e convivência.

Abrigo Institucional:

oferece acolhimento provisório em ambiente adequado, com segurança, acessibilidade e privacidade, visando a elaboração do novo projeto de vida do usuário.

Abrigo Emergencial Zilda Arns:

oferece acolhimento provisório às famílias em eventuais situações de calamidade pública e emergência, como incêndios, desabamentos, deslizamentos, alagamentos ou pessoas removidas de áreas consideradas de risco.


*Durante a pandemia, o Zilda Arns, abrigará a população de rua  encaminhada da rede de saúde com suspeita de Covid. Oferta proteção e cuidado a esta população no período de quarentena. 

Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante (SAMIM):

oferece espaço de acolhimento emergencial. Atende as necessidades básicas de acolhimento, higiene, alimentação e pernoite.

Casa da Cidadania:

oferta refeições, espaço de convivência e higiene, por meio do trabalho de voluntários. assistente social e educadores. Realiza encaminhamentos para os serviços de saúde e assistência social. Articula as suas ações com o Serviço de Abordagem - SOS Rua.

Casa Santa Dulce:

A Casa Santa Dulce dos Pobres, oferece acolhida e proteção integral, para a população em situação de rua durante a pandemia, com espaço de moradia, higienização, refeições, atendimento psicossocial e de saúde por meio da equipe de funcionários. O serviço funciona ininterruptamente por 24 horas diárias, 7 dias da semana.

Refeitório da Cidadania:


Oferta alimentação saudável e adequada, em na Casa da Cidadania, para a população em situação de rua, servindo uma média de 450 refeições prontas (marmitas) por noite que seguem as orientações de segurança alimentar e da Vigilância Sanitária.
 

Operação Inverno:

a Operação Inverno ocorre todos os anos a partir do dia 1º de maio até o dia 30 de  setembro, com o objetivo de acolher as pessoas em situação de rua e suprir as necessidades imediatas ao facilitar o acesso emergencial aos bens e serviços da rede pública municipal, tendo como exemplo a oferta à esta população da pernoite pelo SAMIM.

As equipes percorrem itinerários preestabelecidos onde há maior concentração de pessoas que vivem em situação de rua e atendem solicitações dos cidadãos até as 21h.

 

Consultório na Rua:
 

por meio de um veículo adaptado que percorre as regiões leste e central da cidade, o Consultório na Rua oferece cuidados em saúde aos usuários em seus próprios contextos de vida. É composto por uma equipe multidisciplinar que conta com médicos, psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e redutores (pessoas que trabalham com a política de redução dos danos causados pelas drogas).

O foco do atendimento se volta para as doenças ou condições que mais atingem os moradores de rua, tais como tuberculose, alcoolismo e combate ao crack e outras drogas. Orienta a população sobre doenças, como as sexualmente transmissíveis e hepatites. Realiza curativos, testes de diabetes e medição de pressão.

Abrigo Santa Clara:

oferta acolhimento para 25 mulheres adultas, com ou sem filhos, em situação de rua ou em vulnerabilidade social, e visa ressignificar as vivências na rua, desenvolvendo a autonomia, o protagonismo e a transparência nos relacionamentos entre usuárias e colaboradores do abrigo, como pilares fundamentais. um projeto de vida que é construído individualmente com cada usuária, apresentando como ponto de partida, o desejo de cada pessoa.
 

Casa da Gestante:

oferta acolhimento para gestantes e puérperas maiores de 18 anos e seus bebês, que vivam em situação de vulnerabilidade social e precisem de proteção e cuidado integral em saúde.

Garante endereço institucional de referência, pré-natal qualificado com inserção na rede pública de saúde, com assistência ao parto e incentivo ao aleitamento materno, reconstrução e fortalecimento de vínculos  familiares e sociais, projetos de geração de renda, construção de projeto de vida para autonomia da mãe.

BAGAGEIRO


Espaço seguro para as pessoas em situação de rua guardar seus pertences.

MÃO AMIGA  


Programa que oferece cursos de qualificação profissional, bolsa, e encaminhamento para o mercado de trabalho.

bottom of page