Irene Quintáns

Arquiteta urbanista (2005) com pós-graduação em Estudos Territoriais e Gestão Urbanística (Barcelona, 2008). Curso de Liderança Executiva para o Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard, 2017). Trabalhou na Prefeitura de Barcelona (2008-11) e na Prefeitura de São Paulo (SEHAB 2011-13), na Obra de Urbanização de Paraisópolis. Na SEHAB foi responsável e idealizadora do Projeto Piloto Caminho Escolar de Paraisópolis, finalista dos prêmios City to City Barcelona FAD (2012) e vencedor do Prêmio Mobilidade Minuto (2014) do Instituto Cidade em Movimento (IVM). Consultora de urbanismo especialista en proyectos y pedagogía aplicados a cuestiones urbanas, con énfasis en trabajos con infancia y jóvenes.

 

Realizou pesquisas em Jardim Ângela (IVM, 2015), São Miguel Paulista (Bloomberg Philanthropies, 2016), Recife (Prefeitura de Recife, 2016), Itaquera (Secretaria de Educação, 2017), e foi a coordenadora local do Estudo de Mobilidade Urbana de Paraisópolis (Banco Mundial, 2015-16). Trabalhou (2016-18) como consultora externa da América Latina para a Fundação Bernard van Leer na conceituação e lançamento do projeto Urban95 na América Latina (desenho de cidades que contribuam para o desenvolvimento saudável da criança de 0 a 3 anos), assessorando às Prefeituras de São Paulo, Recife, Boa Vista, Bogotá e Lima.

 

Em 2018 coordena, no Curso de Liderança Executiva para o Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard), o grupo de trabalho Urban95 formado por dez secretários municipais, gestões e técnicos de América Latina. Membro do Comité Cientifico da Fundação Child in the City (2018). Participou em Bancas examinadoras de grado e pós-grado (2015-17) e foi membro do júri da XIII Bienal de Arquitetura de Costa Rica (2016). Facilitadora de Publicações nacionais e internacionais, artículos e contribuições em meios de comunicação. Fundadora e diretora da Rede OCARA (www.redocara.com, 2013), rede latino-americana de experiências e projetos sobre cidade, arte, arquitetura, mobilidade urbana e espaço público nos quais participam crianças. Através da Rede amplifica experiências, articula projetos em rede e organiza oficinas e palestras. O site recebe público dos cinco continentes.

Daniel Becker

Pediatra, palestrante e escritor. Formado e com residência pela UFRJ e mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ, foi o primeiro médico brasileiro a trabalhar com Médicos sem Fronteiras (1988), e um dos criadores da Estratégia Saúde da Família, o maior programa do Ministério da Saúde;  e dirigiu por 20 anos - o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), ONG que é referência em saúde de comunidades populares. É docente do IESC (Instituto de Saúde Coletiva) da UFRJ, colaborador do UNICEF e da OMS, consultor de fundações e empresas e referência da mídia em temas de saúde e infância. Palestrante de nível internacional, fala sobre infância, maternidade e paternidade, saúde e sociedade, sustentabilidade, em quatro idiomas. Pioneiro da Pediatria Integral no Brasil - uma prática que amplia o olhar e o cuidado para promover o desenvolvimento pleno e o bem estar da criança e sua família. Foi convidado do programa Roda Viva em 2013, e do TEDx em 2015, onde sua conferência já foi vista no Youtube por mais de 230 mil pessoas. É autor da página Pediatria Integral no Facebook, com 90 mil inscritos, e faz a curadoria e vídeos do canal Criar e Crescer no Youtube. 

NOSSOS PALESTRANTES

daniel.jpg
Irene-Quintans_6437_square_edited.jpg